Serviço de Proteção Básica no Domicílio para Pessoas com Def
O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento. O serviço deve contribuir com a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoas idosas aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e a toda a rede socioassistencial, aos serviços de outras políticas públicas, entre elas educação, trabalho, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento de acessibilidade, serviços setoriais e de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação. Desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventivo do serviço.
É importante saber
Como solicitar?
Presencialmente
Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
Segunda a sexta-feira: 07:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00
Rua Albino Loeblein Sobrinho, 51, Centro
89740-000
Passo a Passo
1
A exigência implica que a família ou algum membro da família tenha um percurso o qual justifique o atendimento pela equipe do PAIF no sentido de superação das problemáticas pelas quais vem passando e a não fragilização e/ou rompimento de vínculos familiares e comunitários:2
Crianças, adolescentes, jovens, adultos em geral ou idosos, com prioridade para as famílias beneficiárias do BPC; pessoas com deficiência; gestantes; famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; encaminhadas pelos serviços da proteção social especial (direitos violados), famílias reconduzidas ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento; residentes em territórios com ausência ou precariedade na oferta de serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitárioDocumentos
Documento | Apresentação | Vias(s) |
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Documentos pessoais e informações necessárias a entrevista. | Original | 1 |
Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos